0

O que fazer para tratar as sardas?

+A +/- -A
As sardas são um tipo de mancha que incomoda tanto homens como mulheres. Considerada uma doença de pele, a verdade é que existem vários tratamentos para amenizar ou até mesmo eliminar o problema de uma pele sardenta.

O que são Sardas?

Conhecido cientificamente como Efélides, as sardas são pequenas manchas causadas pela exposição ao sol ou em algumas vezes em casos hereditários. Elas se localizam em peles que são mais atingidas por queimaduras solares. São manchas redondas e a maioria delas possuem uma cor castanha. Isso acontece porque as manchas sofrem um aumento de melanina (pigmento que dá cor à pele) sobre a pele.

As Efélides têm uma característica genética. São em pessoas de olhos e peles claras que as sardas têm mais tendência em aparecer. Outro fato a ter atenção é, se você tem algum familiar que tem ou que já teve esse mesmo problema, com certeza irá aparecer em você, já que também é uma causa hereditária. 

Por mais dicas de tratamento que existam, a verdade é que para manter a sua pele limpa e sem nenhuma mancha, é preciso ter acima de tudo uma alimentação saudável e balanceada, além de beber muita água para manter a hidratação. Não se esqueça também que um bom filtro solar protegerá sua pele dos raios solares, evitando aquelas manchas avermelhadas e futuramente possíveis sardas. 

Como tratar as sardas na pele:


Para a cura ou a diminuição das Efélides, existem muitos tratamentos disponíveis hoje em dia. Seja caseira ou seja química, a verdade é que se você optar por um método mais natural, este remédio pode não eliminar as sardas completamente, deixando somente a pele mais clara. A forma mais eficaz de combater as sardas é por meio de laser. Mas também há medicamentos com soluções químicas que são vendidos em farmácias. Algumas dessas soluções não necessitam de receita médica, mas se precisar de alguma solução mais concentrada, é necessário consultar antes um dermatologista. Em qualquer caso, sempre que aparecer sardas na sua pele, consulte um médico dermatologista, antes de iniciar qualquer tratamento. As sardas são consideradas uma doença de pele e por isso, é sempre recomendável um tratamento com acompanhamento médico.

Tratamento Natural ou Caseiro para tratar as sardas:

Se você não tiver recursos financeiros para um tratamento a laser, poderá optar por um tratamento mais barato e caseiro. É claro que com esse tipo de tratamento, demora mais tempo para ter um resultado satisfatório, mas com alguma prática e paciência, poderá ser bem eficaz.

Usar manteiga para tratar as sardas:


Muitas pessoas usam e já confessaram que a manteiga é um dos processos caseiros mais utilizados para o problema das sardas. Coloque a manteiga na sua pele, e deixe atuar por 20 minutos. Além de simples, este método pode ser feito várias vezes por semana. O uso da manteiga faz com que as sardas fiquem mais claras e pequenas.

Tratamento das sardas com sumo (ou suco) de limão:

O limão pode ser utilizado justamente por conter vitamina C, assim como o limão, ou qualquer fruta dessa categoria. A vitamina C ajuda a deixar as manchas bem mais claras. Dependendo do uso mais frequente, estas podem até ser eliminadas. Num copo misture uma colher de sumo de limão com uma colher de água e aplique com um pouco de algodão nas manchas. Mas tenha atenção já que esta mistura deve ser aplicada somente nas sardas. Pode fazer este tratamento todos os dias ou até várias vezes ao dia.

Aviso Importante:

Use somente o sumo de limão na pele quando você tiver em casa, pois a pele não deve ser exposta ao sol. Se isso acontecer poderá causar ainda mais manchas na pele. De preferência, aplique antes de dormir.

Tratamento químico/ Laser:


O tratamento a Laser é o mais indicado e utilizado para eliminar as sardas, pois tem uma eficácia maior. Além de ser mais rápido, o laser é um tratamento moderno que proporciona uma resolução rápida, com poucas sessões e praticamente sem incômodo para a (o) paciente. O que se deve saber é que mesmo o tratamento a laser não impede o reaparecimento de novas sardas. Na verdade, para evitar esse tipo de problema só mesmo evitando o sol, o que é muito difícil nos dias de hoje. Siga as dicas para eliminar as sardas do seu rosto e não se esqueça de procurar sempre um aconselhamento médico.

Nenhum comentário: